Pontos a considerar

Esta seção enfoca os itens a serem considerados antes de começar a desenvolver seu protocolo. Presumimos que você já tenha uma pergunta de pesquisa ou hipótese que você planeja testar.

Antes de desenvolver seu protocolo, você deve considerar quais regulamentações e diretrizes deve seguir. Para verificar isso, você precisará:

  1. Defina que tipo de estudo você planeja realizar
  2. Avalie o risco e a complexidade do seu protocolo

Os mesmos regulamentos podem não se aplicar a um ensaio clínico ou a um estudo muito simples e de risco mínimo, em comparação com um ensaio clínico de maior risco, como o de um medicamento experimental.

Definição da OMS de um ensaio clínico: 'um ensaio clínico é qualquer estudo de pesquisa que avalia prospectivamente participantes humanos ou grupos de humanos para uma ou mais intervenções relacionadas à saúde para avaliar os efeitos nos desfechos de saúde. As intervenções incluem, mas não estão restritas a drogas, células e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos, procedimentos radiológicos, dispositivos, tratamentos comportamentais, mudanças em processos de assistência, cuidados preventivos, etc. ' [OMS]

Considere o que sua pesquisa envolve? Qualquer coisa que requeira mudança no atendimento clínico padrão e coleta de dados adicionais se torna pesquisa e, portanto, requer o desenvolvimento de um protocolo.

Regulamento e diretrizes

Os regulamentos de ensaios clínicos podem ser confusos, nos últimos anos têm havido um grande aumento nas regulamentações aplicáveis aos ensaios clínicos. Os links abaixo ajudarão com a identificação daqueles que se aplicam à sua pesquisa. Consulte também o seu financiador (planejado) e autoridades locais de pesquisa (Comitês de Éticas em Pesquisa – CEP) para orientação. No Brasil, consultar o site do CONEP http://www.conselho.saude.gov.br/.

Clique aqui para acessar o NIAID ClinRegs - um banco de dados online de regulamentações de pesquisas clínicas específicas de cada país, com informações destinadas a auxiliar no planejamento e implementação de pesquisas clínicas internacionais.

Clique aqui para obter uma breve visão geral sobre a regulamentação dos ensaios clínicos com links e notas da The Global Health Network.

Clique aqui para acessar as Diretrizes Éticas Internacionais para Pesquisa Biomédica Envolvendo Seres Humanos.

A Declaração SPIRIT 2013  fornece recomendações baseadas em evidências de um conteúdo mínimo para um protocolo de ensaio clínico.

As recomendações são descritas em uma lista de verificação de 33 itens e figura. Detalhes importantes para cada item da lista de verificação pode ser encontrado no artigo Explicação e Elaboração.

Boas Práticas Clínicas ICH (Good Clinical Practice - CGP)

Se estiver conduzindo um ensaio clínico, você precisa seguir os princípios do ICH-GCP. A intenção do ICH-GCP (International Council for Harmonisation of Technical Requirements for Pharmaceuticals for Human Use - ICH) é que esses princípios sejam adaptados de modo a se adequar ao risco e à complexidade de seus ensaios - e por isso não é necessário aplicar ICH-GCP ao pé da letra em todo o seu ensaio. A intenção é você aplicar o que é relevante e apropriado para garantir a qualidade, segurança e conduta ética de seus estudos.

Não há nenhum requisito legal para outros tipos de pesquisa a serem conduzidos de acordo com o GCP, mas os princípios básicos estabelecidos servem para garantir que os dados são válidos, que a pergunta da pesquisa pode ser respondida seguindo um protocolo robusto e apropriado e, que o estudo foi conduzido de forma ética e segura. Princípios sólidos para todos os tipos de pesquisa clínica.

Você pode fazer um curso de eLearning em Boas Práticas Clínicas, disponível em vários idiomas aqui.

Acesse as Diretrizes da OMS para Boas Práticas Clínicas aqui.

Uma nota sobre ICH Good Clinical Practice (GCP)

ICH-GCP baseia-se nos princípios básicos da Declaração de Helsinque, que afirma que todas as pesquisas envolvendo participantes humanos precisam coletar dados confiáveis e precisos e proteger os direitos e a segurança dos participantes. Esses princípios são, naturalmente, altamente desejáveis e certamente devem ser aplicados a todos os profissionais relacionados à pesquisa? No entanto, as diretrizes ICH-GCP foram escritas para ensaios de desenvolvimento de medicamentos e vacinas e, portanto, são muito difíceis de se adaptar a outros ensaios clínicos com diferentes intervenções e aos estudos não intervencionistas; embora, esses estudos também precisem ser seguros, éticos e precisos. Isso justifica afastar-se do ICH-GCP e criar novas diretrizes que garantam padrões de qualidade, segurança e éticos para todos os estudos e que sejam facilmente adaptáveis e aplicáveis conforme o risco e a complexidade do projeto em contexto. Novas diretrizes apropriadas eliminariam a necessidade de diferenciar entre os tipos de pesquisa e, assim, removeriam as barreiras à pesquisa integrada - levando a um progresso mais rápido e melhor. Certamente é hora de fazer isso?