Por onde começar

A Declaração SPIRIT 2013 fornece recomendações baseadas em evidências para o conteúdo mínimo de um protocolo de ensaio clínico. As recomendações são descritas em uma lista de verificação de 33 itens e figuras com detalhes importantes para cada item da lista de verificação podem ser encontrados no Artigo de explicação e elaboração.

O documento de Explicação e Elaboração do SPIRIT 2013 fornece uma descrição e exemplos do que deveria ser incluído para cada item da lista de verificação SPIRIT.

'Este documento de Explicação e Elaboração do SPIRIT 2013 fornece informações importantes para promover compreensão das recomendações da lista de verificação [SPIRIT]. Para cada item da lista de verificação, fornecemos uma justificativa e descrição detalhada; um exemplo de modelo de um protocolo real; e referências relevantes de apoio a sua importância. Recomendamos fortemente que este documento explicativo seja usado em conjunto com a Declaração SPIRIT. Um site de recursos também está disponível (www.spirit-statement.org). O artigo de explicação e elaboração SPIRIT 2013, juntamente com a declaração, deve ajudar na elaboração de protocolos de estudo. A documentação completa dos principais elementos do estudo pode facilitar a transparência e a revisão do protocolo para o benefício de todas as partes interessadas.'

O documento de Explicação e Elaboração do SPIRIT 2013

Kits de ferramentas e orientação

Existem vários sites disponíveis onde você pode explorar informações e modelos para obter uma imagem mais completa do que você pode precisar incluir em seu protocolo. Veja nossa página de Recursos Externos para uma lista pesquisável ou experimente os links abaixo.

Habilidades de escrita

Mesmo com a ajuda de um ótimo modelo, escrever um protocolo de pesquisa pode ser uma tarefa desafiadora e difícil. Os links abaixo oferecem orientação e suporte sobre habilidades de redação e publicação para ajudá-lo.

O processo de desenvolvimento é um ciclo de revisões e modificações, por contribuidores e revisores. Então, novas versões podem ser necessária várias vezes antes do protocolo ser finalizado.

AuthorAID é uma rede global pioneira e gratuita que fornece suporte para pesquisadores de países de baixa e média renda.

Escrita colaborativa e controle de versão

Se você tiver vários colaboradores trabalhando em seu protocolo, pode ser útil aprender mais sobre escrita colaborativa. A escrita colaborativa tem muitos benefícios, mas requer coordenação com planejamento e comunicação para ter sucesso. Consulte os recursos abaixo para obter mais orientações sobre como escrever colaborativamente e controle de versão.

Clique aqui para obter um exemplo de diretriz sobre controle de versão de documentos da declaração SPIRIT.

Clique aqui para obter uma visão geral de um processo de redação colaborativa.